Visita técnica a uma duplicação
As inovações para o melhoramento de recursos já existentes são buscadas a cada novo projeto, com isso apresentam-se na atualidade obras de grande magnitude, que trazem facilidades e versatilidades, tanto na construção, como no uso, o que torna a pesquisa um ramo fundamental para a construção civil.
Exemplos de inovações de grande utilidade em grandes projetos são apresentados nos casos citados a seguir, a construção do maior túnel do mundo com 57 km, duas pistas paralelas e várias interseções e conexões.
Outro exemplo é a construção de pontes, que foi facilitada a partir do uso do betão armado pré-esforçado, onde esta técnica adquire particular importância no domínio da engenharia estrutural.
E a construção da maior usina hidrelétrica do mundo, a Barragem das Três Gargantas, construída no rio Yang-tsé, o maior da China. Essa barragem é do tipo de gravidade em betão, feita de 14,86 milhões de m³ de betão, a maior quantidade alguma vez utilizada no mundo na construção de uma barragem.
Esses são apenas alguns exemplos das inúmeras construções grandiosas que a humanidade faz desde os primórdios. Em todas as obras existem pesquisas inovadoras abordando novas técnicas, o que traz grande avanço para esse ramo.
2. Desenvolvimento
3.1. PONTES
Avanços sucessivos é um método de construção de pontes usado desde o início, mas é reforçado com o aparecimento da técnica do betão armado pré-esforçado. Onde o pré-esforço consiste em introduzir tensões para melhorar a resistência.
Ao lado é visto uma imagem da Ponte da Arrábida, em Portugal, uma enorme estrutura projetada em arcos e também apresenta o uso de betão.
O betão armado pré-esforçado evoluiu com o tempo, onde o seu primeiro uso foi na Alemanha. Sua evolução vem acontecendo desde então, mas principalmente em relação aos cálculos que estão cada vez mais precisos.
Criado a partir do cimento Portland, na Inglaterra em 1924. No século XIX surgiram vários métodos de pré-esforços e ensaios.