Fisica nuclear
Eletrica e Eletronica Básica Aplicada
Prf. Paulo Ávila
A visão dos antigos gregos sobre a constituiçao da matéria.
O modelo atómico de Niels Bohr.
23 de Fevereiro de 2010
Bibliografia:
Sitios: www.wikipedia.com.br www.rossetti.eti.br www.algosobre.com.br www.brasilescola.com.br www.sbfisica.com.br
Nícolas Augusto Vacca RA:29296004
Engenharia Mecânica Bacharelado 3NA
A visão dos antigos gregos sobre a constituição da matéria. Tudo começou com o pai do pensamento científico ocidental - Tales de Mileto, mais precisamente há 2.500 anos na Grécia antiga.
Foi neste período que ele viveu, na cidade grega de Mileto - onde fica a atual Turquia. Tales buscava a resposta para a constituição básica de tudo que existe ao nosso redor, e formulou uma teoria. Ao contemplar as conchas marinhas encravadas muito acima do nível do mar concluiu -corretamente - que o nível do mar teria sido muito mais alto antigamente.
Ele também observava a chuva cair sobre o mar Egeu, e a névoa costumeira desta região. Com base em suas observações, ele concluiu que tudo era feito de água. Sua teoria dizia que tudo se originava de um único elemento, a água. Um de seus discípulos discordava de seu mestre - como todo bom discípulo. Para Anaxímenes o elemento do qual todo o resto deriva não era a água, e sim o ar. Ele dizia o seguinte: tudo era constituído de uma substância básica que, quando rarefeita, constituía o ar. Logo tudo era ar, em uma fase de maior ou menor compressão.
Na cidade grega de Éfeso viveu por volta de 500 a.C. um grande filósofo da antiguidade: Heráclito. Ele tinha sua própria teoria para a grande diversidade de matéria ao nosso redor: tudo era originado pelo fogo, pois para ele a matéria está em constante mudança e o fogo é o agente desta mudança. Em uma colônia grega na ilha da Sicília, viveu por volta do século V a.C. o filósofo Empédocles. Para ele a