Fisica ii - experiencia 2 - pressão
Trabalho :FISICA II - EXPERIENCIA 2 - Pressão
INTRODUÇÃO
A importância do estudo da pressão é inegável, pois está presente nosso dia a dia desde, do simples ato de cozinha ou de até de esvaziamos um pneus de carro para passar por um lamaçal
Definição:
Pressão é a força por unidade de área. Considere-se uma superfície de área A, sobre a qual se aplica uma força de valor F, perpendicular à superfície e uniformemente distribuída.
A razão entre a força aplicada e a área da superfície designa-se por pressão:
A unidade SI (Sistema Internacional) de pressão é o Pascal:
Outras unidades de medida de pressão são: bar, atmosfera técnica, atmosfera, e psi.
Pressão atmosférica
Os seres vivos na superfície da Terra experimentam uma pressão. Essa pressão decorre do fato de estarmos submersos dentro de um fluido que é uma mistura de gases. Essa mistura de gases que envolvem a Terra é a sua atmosfera. Por isso, a pressão desse fluido é conhecida como pressão atmosférica.
A medida que mergulhamos mais fundo no mar a pressão aumenta. Qualquer objeto imerso num fluido fica submetido a uma pressão e essa pressão aumenta na medida em que o submergimos buscando profundidades maiores.
Da mesma maneira que ser atingirmos altitudes maiores ( escalada ou voando de avião) a pressão atmosférica diminui.
A pressão atmosférica na superfície da Terra, ao nível do mar, é conhecida experimentalmente e seu valor é de 101,325 quilo pascais.
Diferença de pressão num fluído
A pressão varia como resultado da força peso (por unidade de área) exercida pela parte do fluido que está acima. À medida que afundamos aumentamos a quantidade de fluido acima de nós e, consequentemente, a pressão.
Portanto, a pressão adicional (P2 - P1), devido ao peso do fluido acima, é:
Logo, a pressão num ponto a uma altura h abaixo de 1 será dada por: P2 = P1 + rgh, onde P1é a pressão no ponto 1.
Este resultado vale