fisica experimental
Curso de Engenharia
Disciplina: Física Experimental I - CCE0447 Prof. Walace
MANUAL DE LABORATÓRIO – EXPERIÊNCIA 5
Movimento de Projéteis: Lançamento Horizontal
Objetivos da experiência
− Determinar experimentalmente a velocidade inicial do lançamento horizontal.
Material Utilizado
- Rampa de lançamento
- Esfera de aço;
- Régua milimetrada;
- Fio de prumo;
- Folhas de papel branco, tamanho A4;
- Folhas de papel carbono;
- Fita adesiva;
Referencial teórico:
O lançamento de um corpo em um campo gravitacional pode ser feito com diferentes velocidades e diferentes inclinações em relação à horizontal. No caso específico do lançamento horizontal de um corpo situado a uma altura h, acima do solo, o ângulo de lançamento é 0°.
Quando um corpo é lançado horizontalmente de uma altura h, acima do solo, ele descreve uma trajetória de forma parabólica até atingir o solo, conforme as figuras abaixo.
ou
Na construção da trajetória mostrada na figura, utilizamos a composição de dois movimentos:
- Movimento horizontal (eixo Ox). Se o corpo estivesse se deslocando com a velocidade inicial que lhe foi imprimida, mas sem a ação da gravidade, o movimento seria horizontal, retilíneo e uniforme. Nesse movimento, em intervalos de tempos iguais, o corpo tem deslocamentos iguais. Nesse eixo, a localização do corpo é dada pela função horária do movimento uniforme (MU).
- Movimento Vertical (eixo Oy). Nessa direção, o móvel está em queda livre, a partir do repouso, realizando um movimento acelerado uniformemente. Portanto, podemos usar as mesmas expressões já vistas na queda livre.
Exemplo. Dois corpos, A e B, foram lançados horizontalmente de um mesmo ponto O, com velocidades v a=20m/s e vb = 40 m/s, respectivamente, de uma altura de 80m. Despreze a resistência do ar e considere g = 10 m/s 2.
a) Qual deles chega primeiro ao solo?
b) A que distância da vertical que passa pelo ponto O os corpos atingem o solo?