Dramatização - Menina Bonita do laço de fita
Este é um livro de literatura infanto-juvenil, de autoria da escritora brasileira, nascida no Rio de Janeiro, Ana Maria Machado, que em 2011, em votação unânime, foi eleita presidente da Academia Brasileira de Letras, a maior instituição literária do país.
O livrinho de 24 páginas, conta a história de uma bela menina de laço de fita no cabelo, que desperta a admiração de um coelho bem branquinho, que sonha em se casar e ter uma filha tão pretinha quanto ela. No decorrer da história, o coelho tenta descobrir o segredo de como obter aquela cor.
O teor social da abordagem dessa historinha contemporânea, com foco na temática sobre a diversidade racial, o credencia para ser trabalhado de várias maneiras em sala de aula, com o objetivo de apresentar ao público infanto-juvenil a riqueza da pluralidade e diversidade étnico-cultural brasileira.
Dramatização: Menina Bonita do Laço de Fita
Título da peça: Menina bonita do laço de fita Cenário: simular dois ambientes distintos (a casa do coelho e da vizinha - a menina do lacinho). Colocar uma cadeira em cada ambiente.
Personagens: Menina bonita do laço de fita; A Mãe da menina; menino vestido de coelho branco; menina vestida de coelha preta (futura esposa do coelho branco e sonhador); 4 coelhinhos nas cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e uma coelhinha bem pretinha (filhotes do casal de coelho).
Material: duas cadeiras; foto de uma avó preta; roupas para caracterizar os personagens.
Narrador dá início, com voz de contador de histórias, dizendo: Era uma vezuma menina linda, linda. Seus olhos pareciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes, cabelos enroladinhos e negros, de pele escura e lustrosa, que nem pelo de pantera negra na chuva.
Ainda por cima, sua mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do