Fisica experimental
Física Experimental I
2º Período A
Engenharia Civil
Experiência realizada em 18/08/2014.
OBJETIVO:
O objetivo do relatório é expor uma aula prática que tivemos em um dos laboratórios de Engenharia Civil. O foco principal dos nossos experimentos, foi trabalhar com a medição de caixinhas de fósforo utilizando régua e paquímetro para as tais medições. Com isso, podemos observar como as medições podem conter variações ou até mesmo erros.
INTRODUÇÃO:
Antes de expormos os resultados obtidos no laboratório precisamos conhecer um pouco mais o paquímetro:
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
Quem inventou o paquímetro e como são suas medidas?
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
No exemplo abaixo, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm, ou seja, o primeiro traço do nônio está 1/10 mm antes do traço da escala fixa, o segundo está a 2/10 e assim por diante.
Elementos do paquímetro:
Em um paquímetro temos:
1. Orelha fixa
2. Orelha móvel
3. Nônio ou vernier *(polegada)