Fisica Eletrica
Verificar a dependência da resistência com o comprimento e com a área de diferentes condutores; determinar a resistividade desses condutores.
MATERIAL
· Placa com fios de diferentes diâmetros e bornes para conexão;
· 1 multímetro digital;
· cabos banana/banana.
PROCEDIMENTOS
Os condutores com os quais você ira trabalhar nesta pratica estão fixados em uma placa. Estas placas contêm três fios condutores de diferentes diâmetros e materiais. São eles dois de níquel e cromo, denominado Ni-Cr, e um fio de aço.
Os fios de Ni-Cr possuem diâmetros diferentes e, portanto, áreas da seção reta diferentes. Esses fios possuem um comprimento total de 1m, mas são divididos em cinco pedaços de 20 cm por meio de bornes. Esses bornes permitem que se conecte o ohmimetro a diferentes posições, variando o comprimento.
I - Verificando a variação da resistência com o comprimento
Inicialmente configuramos o multímetro como ohmimetro para medir pequenas resistências elétricas com um fundo de 200 Ω.
A seguir conectamos um dos cabos do ohmimetro ao borne e medimos o valor de sua resistência. Este procedimento foi feito para todos os fios de forma que o comprimento variasse de 0,2 ate que chegasse em 1 m.
Abaixo se encontra a tabela com os respectivos valores encontrados.
Logo em seguida foi solicitado que fizéssemos um gráfico da resistência em função do comprimento de cada fio para podermos analisar as curvas de cada gráfico.
Gráfico 1 – Fio de Ni-Cr = 036 mm
Gráfico 2 – Fio de Ni-Cr = 050 mm
Gráfico 2 – Fio de Ni-Cr = 072 mm
Grafico 4 – Fio de Fe = 050 mm
Conclusão: Analisando as curvas dos gráficos podemos estabelecer que quanto maior o comprimento medido do fio maior será minha resistividade.
Cálculos:
II - Verificando a variação da resistência com a área
Nesta segunda parte mantemos o valor do comprimento do condutor