fisica eletrica
FÍSICA EXPERIMENTAL: ELETROSTÁTICA
LUISA SCAGLIONE VILMAR
RAVENA COSTA DUARTE
VICTOR MAIA
SALVADOR, BAHIA, BRASIL.
2014
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL: ELETROSTÁTICA
LUISA SCAGLIONE VILMAR
RAVENA COSTA DUARTE
VICTOR MAIA
SALVADOR, BAHIA, BRASIL.
2014
1.0 INTRODUÇÃO
O átomo é composto por três partículas: prótons, neutrons e elétrons. Os prótons são carregados positivamente e se localizam no núcleo, junto com os neutrons, que possuem carga neutra. Os elétrons assumem cargas negativas e se localizam ao redor do núcleo.
O conceito de carga elétrica está associado à polaridade de cada partícula presente no átomo e a medida utilizada para medi-las é o Couloumb (C). A carga elementar é o menor valor encontrado na natureza de cargas elétricas, segundo números abaixo:
Assim, a carga elétrica é definida pela expressão:
Onde a carga elétrica "Q" é quantizada e não pode ser menor que a carga elementar. O sinal pode ser positivo - prótons - e negativo - elétrons-.
O princípio da atração afirma que cargas opostas se atraem e cargas semelhantes se repelem; e o princípio da conservação de energia afirma que em um sistema isolado de corpos, a energia elétrica total é constante, desde que não haja transformação de energia elétrica para outras formas de energia. De acordo com estes princípios, temos que o somatório da energia inicial será igual ao somatório da energia final.
Na natureza há três tipos de eletrização: atrito, contato e indução. O processo de eletrização por atrito é tido quando atritamos um corpo físico em outro, fazendo com que um assuma carga positiva e o outro negativa. O que ocorre é a passagem de elétrons de um corpo a outro, fazendo com que um perca e o outro ganhe.
O processo por contato necessita de um dos corpos carregado eletricamente. Supondo que um corpo esteja carregado positivamente e entre em contato com outro corpo