Fisica - cuba de ondas
“Ondas mecânicas em um meio líquido”
Relatório apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, referente ao experimento realizado no laboratório de física IV, como requisito parcial para obtenção de nota final.
Área de Concentração: Mecânica
Orientador: Prof. Marcelino
Coronel Fabriciano – MG
Agosto de 2014
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
“Ondas mecânicas em um meio líquido”
COMPONENTES DO GRUPO:
Coronel Fabriciano – MG
Agosto de 2014
1. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é produzir e reconhecer ondas numa cuba de ondas, analisando o comprimento de onda formada por um vibrador em contato com a água.
2. INTRODUÇÃO Na vida cotidiana encontramos inúmeros exemplos de vibrações de toda natureza: vibrações das cordas de um violino, do motor de um automóvel, da pista de rodagem sobre uma ponte, de um espelho d’água atingido por um objeto, do ar que nos circunda provocando um efeito sonoro, do vaso de um liquidificador, do interior de um forno de micro ondas, enfim, ao redor de nós tudo vibra, inclusive as asas de uma borboleta.
Existem várias classificações para ondas, quanto à forma podem ser transversais ou longitudinais, quanto à natureza podem ser mecânicas ou eletromagnéticas, quanto à direção de propagação podem ser unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. Neste trabalho, depositaremos nossas atenções no estudo das ondas bidimensionais, que são ondas mecânicas e transversais. Observando que para o meio líquido quanto maior a frequência da onda, maior será seu comprimento de onda.
DEFINIÇÕES:
Período – T (s) Tempo Gasto para uma oscilação completa.
Frequência – F (Hz) É o número de oscilações completas que ocorre em 1 segundo.
Amplitude – A É a maior distância com relação a posição de equilíbrio.
Crista Parte +