Fisica 3
André Marie Ampère (*, 20/01/1775, Lyon, França, + 10/06/1836, Marselha, França) não freqüentou escolas regulares, tendo sido educado em sua casa por seu pai, bem como pela leitura de livros, dentre os quais a Enciclopédia Francesa, da qual dizia-se saber décor os verbetes. Aprendeu sozinho o cálculo e a mecânica, e tornou-se professor particular até que, em 1802, começou a lecionar física e química na Escola Central de Bourg. Também pesquisou diversos assuntos em Matemática, tendo escrito livros sobre o cálculo das probabilidades e geometria analítica. De 1809 a 1828 foi professor na École Polytechnique de Paris, onde pesquisou sobre Matemática, química e física, notadamente ótica e eletricidade, tendo formulado sua lei matemática sobre a integral fechada de campos magnéticos devidos a correntes, sob influência direta dos experimentos de Oersted em 1820. Também investigou a natureza do magnetismo, sugerindo que este é devido a correntes elétricas internas nos materiais, conhecidas atualmente como “correntes amperianas”. Posteriormente lecionou no Collége de France até seu falecimento. Teve uma vida particular bastante atribulada, tendo perdido o pai (morto na guilhotina) e enviuvado cedo.
Recordação: Campo Magnético produzido em volta de um fio retilíneo infinito – linhas de força são cícrulos concêntricos, sentido dado pela regra da mão direita e módulo dado por
Podemos generalizar a fórmula anterior. Passando (2r) para o outro membro temos
Por outro lado, reconhecemos que L = 2r é o comprimento de uma linha de força circular de raio r, com centro no fio condutor. O campo magnético é sempre tangente ao círculo em cada ponto. O produto BL = B(2r) é chamado “circulação”