Fisica 2
Disciplina: Física
Efeito Doppler No cotidiano encontramos diversos tipos de ondas, podendo ser classificadas em três tipos principais: ondas mecânicas, ondas eletromagnéticas e ondas de matéria. Neste trabalho falaremos sobre o Efeito Doppler e as ondas que estão envolvidas nesse fenômeno. Esse fenômeno se explica pela variação de frequência relacionada ao movimento, para o som é experimentado sempre que há um movimento relativo entre a fonte do som e o observador. O mais conhecido exemplo do efeito Doppler é para ondas sonoras, é do carro de policia ou ambulância, que quando está aproximando escuta uma frequência mais alta, e quando esta afastando ouvirá uma frequência mais baixa. Esse efeito é observado também em ondas eletromagnéticas, como radio, micro-ondas e a luz visível. Equação geral do efeito Doppler:
Legenda: frequência emitida; frequência detectada; velocidade do som no ar; é a velocidade do detector em relação ao ar; velocidade da fonte em ralação ao ar. O efeito Doppler permite medir a velocidade de objetos através da reflexão de ondas emitidas pelo próprio equipamento de medida, que podem ser radares, baseados em radiofrequência, ou lasers, que utilizam frequências luminosas. É muito utilizado para medir a velocidade de automóveis, aviões, bolas de tênis e qualquer outro objeto que cause reflexão, como, na Mecânica dos fluidos e na Hidráulica, partículas sólidas dentro de um fluido em escoamento.
Referências Bibliográficas
Serway, Raimond A. Principios da física: movimento ondulatório e termodinâmica / Raymond A. Serway, John W. Jewett, Jr.; tradução Leonardo Freire de Mello, Tânia M. V. Freire de Mello; revisão técnica André Koch Torres Assis. –São Paulo : Cenagage Learning, 2012.
Halliday, David, 1916-
Fundamentos de física, volume 2:gravitação, ondas e termodinâmica/Halliday, REnisck, Jearl Walker; tradução e revisão técnica Ronaldo Sérgio DE Biasi. – Rio de