Aracnideos
Índice
[esconder]
1 Características
1.1 Classificação dos aracnídeos
2 Respiração
3 Nutrição
4 Reprodução
5 Inoculadores de veneno
6 Anatomia Funcional
7 Classificação
8 Referências
9 Ligações externas
Características[editar | editar código-fonte]
Os aracnídeos têm como características básicas: 4 pares de patas articuladas (1), um corpo dividido em cefalotórax (2) e abdomem (3).
Possuem quatro pares de patas inseridas no cefalotórax (prossoma), que é coberto por uma carapaça quitinosa, um par de apêndices modificado emquelícera que pode ser disposta de modo paraxial ou diaxial, um par de pedipalpos que variam em forma dependendo da ordem e com funções diferenciadas, sem antenas, abdome (opistossoma) sem divisão definida. Podem haver particularidades, como no caso das aranhas, com a presença de fiandeiras que são utilizadas para a produção de seda e os escorpiões com a presença do aguilhão no último segmento do abdome.
Classificação dos aracnídeos[editar | editar código-fonte]
Os aracnídeos são classificados em: araneídeos (aranhas), escorpionídeos(escorpiões) e acarinos (ácaros e carrapatos).
Em algumas espécies os pedipalpos são estruturas presentes que servem para capturar as presas e noutras ainda como órgão da reprodução. Nos solpugídeos os pedipalpos são semelhantes às patas, fazendo parecer que têm cinco pares. As larvas dos ácaros têm apenas 6 patas - o último par só se forma na fase de ninfa.
Os aracnídeos não possuem antenas nem mandíbulas. Apresentam quelíceras ao redor da boca como estruturas envolvidas na manipulação do alimento. Possuem também ao redor da boca