Solos
Trata-se de um corpo tridimensional formado por processos físicos, químicos e/ou biológicos, cujos agentes de formação são basicamente o clima, fatores topográficos e a comunidade biótica e cujo material de origem é a rocha matriz subjacente, embora possa ser constituído por partículas provenientes de outras regiões transportadas pela água, pelo vento, pelo gelo e/ou pela fauna. É constituído por partículas minerais e orgânicas e por organismos de diversos grupos biológicos e de diferentes tamanhos, com diferentes nichos ecológicos, além de conter, na maioria dos casos, água e gases. Perfil de Latossolo Perfil de solo aluvial
Possui, enquanto ecossistema, a função de servir de moradia para alguns grupos de organismos e, enquanto parte integrante da biosfera, servir de substrato para a fixação de diversos grupos de outros organismos. É um local de excelência de complexas reações físicas, químicas e físico-químicas que compreendem a síntese e/ou a mineralização da matéria orgânica. Em função de complexas interações de vários fatores que determinam sua formação e evolução, existe uma grande variedade de tipos de solos. Pedogênese / - Evolução / - Fatores de formação.
Divisão básica do perfil do solo: Horizontes
Latossolo Vermelho, exemplo de solo de textura argilosa nos horizontes A e B
Exemplo de solo de textura média apenas no horizonte B.
Hierarquia dos solos / níveis taxonômicos
Ver bibliografia:
SANTOS, R. D.; LEMOS, R. C.; SANTOS, H. G.; KER, J. C. & ANJOS L. H. C. Manual de Descrição e coleta de Solos no campo. 5ª edição, SBCS – Viçosa –MG, 92 p, 2005.
PRADO, H. Pedologia fácil. www.pedologiafacil.com.br