fisic
1) Um menino de 40kg está sobre um skate que se move com velocidade constante de 3,0m/s numa trajetória retilínea e horizontal. Defronte de um obstáculo ele salta e após 1,0s cai sobre o skate que durante todo tempo mantém a velocidade de 3,0m/s. Desprezando-se eventuais forças de atrito qual é a quantidade de movimento do menino no ponto mais alto de sua trajetória.
RESOLUÇÃO:
A quantidade de movimento linear é uma grandeza vetorial, portanto deve ser representada por um vetor, representando a direção e o sentido em que este movimento se dá. Este menino salta e cai sobre o skate, que mantém a velocidade constante o tempo todo com 3 m/s. Como não foi explicitado no problema em que direção devemos calcular a quantidade de movimento, então vamos obtê-la nas duas direções: x e y.
Pensando na quantidade de movimento na direção x (por onde se desloca o skate) a quantidade de movimento no ponto mais alto da trajetória é o produto da massa do menino pela velocidade. Mas que velocidade? Deve ser a do menino. Mas o problema diz apenas que o skate continuou seu movimento com velocidade constante o tempo todo. Bem, se o menino caiu sobre o skate após o salto então ele também manteve sua velocidade constante e igual à do skate durante o salto. Portanto:
Agora, calculando a quantidade de movimento na direção y, devemos pensar no movimento do menino apenas nesta direção, durante o seu salto. Ele sobe até uma certa altura, pára seu movimento e depois desce, caindo sobre o skate. Portanto a velocidade do menino no ponto mais alto da trajetória é zero. Calculando a quantidade de movimento, então:
Portanto, a quantidade de movimento do menino no ponto mais alto é:
2) Se os módulos das quantidades de movimento de dois corpos são iguais, necessariamente eles possuem:
a) mesma massa.
b) velocidade de mesmo módulo.
c) módulos das velocidades proporcionais às suas massas.
d) mesma massa e