Firewall
Um firewall é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança em um determinado ponto de controle da rede. Ele faz com que acessos mal intencionados, como os hackers, não invadam o seu sistema, ele auxilia na proteção da sua máquina contra esses e outros tipos de ataques à segurança.
Há hackers que incomodam pouco, pregando peças simples, e os que realmente possuem más intenções. Os ataques mais graves podem tentar excluir informações do seu computador, travá-lo ou até mesmo roubar suas informações pessoais como número de cartões de crédito, senhas, etc. Invadir computadores vulneráveis é a diversão dos hackers. Com um firewall, é possível reduzir os riscos de infecção causados pelos vírus, worms e cavalos de tróia.
O firewall checa as informações que vem da internet e as que são enviadas a ela. Ele identifica e ignora informações provenientes de um site perigoso ou que pareçam suspeitas. Os hackers não detectarão sua máquina se o seu firewall estiver corretamente configurado.
Existem três tipos de firewalls disponíveis hoje em dia. Para escolher um firewall, primeiramente você deve escolher qual firewall é mais adequado para você: Firewall de Software, Roteadores de Hardware e Roteadores Sem Fio. Para começar deve levar em conta quantos computadores utilizarão o firewall e qual sistema operacional será usado. Depois disso você poderá pensar no tipo de firewall a ser utilizado. Existem várias opções, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Firewall do Windows
Se você usa Windows XP Service Pack 2 (SP2), a versão mais atualizada do Windows XP, você possui um firewall interno e ativado por padrão.
Se você usa o Windows XP e não baixou o Service Pack 2, você continua tendo acesso ao firewall de conexão com a internet (IFC) que acompanha o Windows XP, mas precisa ativá-lo.
O firewall do Windows e o firewall de conexão com a internet não estão disponíveis como um pacote autônomo e estão