Firewall
Postado por Danilo Augusto na categoria Segurança no dia 14-11-2009
Durante o planejamento da segurança do seu computador – e até mesmo da sua rede corporativa – muitas pessoas ignoram a importância do firewall no que diz respeito a segurança da rede. Esse item que passa despercebido será o item que irá compor o elo mais fraco da sua rede, e você sabe, a corrente sempre quebra no elo mais fraco. Por sinal… Você usa um firewall (sem ser o do Windows, claro) ? Ou melhor, você sabe o que é e pra que serve um firewall ? Não ? Então é hora de apredender.
Antes de entendermos qual a função de um firewall precisamos entender como funciona a internet.
Todo computador ao se conectar na Internet recebe um número IP que é como se fosse o RG do computador na rede, é esse número quem vai identificar o computador. Quando tentamos acessar www.iotecnologia.com.br fazemos uma solicitação ao servidor web do UOL Host (que é onde nosso blog está hospedado), e nessa solicitação vai o IP de origem (de quem solicitou a página web, no caso seria o seu computador) e o IP de destino (IP do servidor onde o blog está hospedado, no caso seria o IP do servidor do UOL Host).
Cada computador também possui várias portas – pouco mais de 65 mil. Cada porta dessa pode ser responsável por oferecer um determinado serviço, por exemplo, serviço http (navegação web), ftp (servidor web de arquivos), pop3 (servidor de recebimento de e-mails) e por aí vai…
E qual a relação entre IP e portas?
Vamos usar algumas metáforas para explicar isso… Imagine que alguém enviou uma carta (fez a solicitação de uma página web) para um condomínio (para um servidor que hospeda páginas web e outros serviços como ssh). Quando a carta chegar no condomínio, o carteiro vai ver pra qual apartamento (pra qual porta) a carta se dirige e vai direcioná-la ao apto correto. Por exemplo, se a solicitação for para a porta 80 seu navegador exibirá uma página Web, se ela for pra 22 ele