Firewall
Aluno: G4rrafa Nº00
3º ano Redes de Computadores Turma: B
Tipos de Firewall
Firewall
O trabalho de um firewall pode ser realizado de várias formas, o que define uma metodologia ou outra são fatores como critérios do desenvolvedor, necessidades específicas do que será protegido, características do sistema operacional que o mantém, é por isso que existe mais de um tipo de firewall.
Filtragem de pacotes
As primeiras soluções de firewall surgiram na década de 1980 baseando-se em filtragem de pacotes de dados, uma metodologia mais simples e, por isso, mais limitada, embora ofereça um nível de segurança significativo.
Firewall de aplicação ou proxy de serviços
O firewall de aplicação, também conhecido como proxy de serviços ou apenas proxy é uma solução de segurança que atua como intermediário entre um computador ou uma rede interna e outra rede, externa. Geralmente instalados em servidores potentes por precisarem lidar com um grande número de solicitações, firewalls deste tipo são opções interessantes de segurança porque não permitem a comunicação direta entre origem e destino.
Filtragem baseada em estados
O Firewall baseado em estado é uma evolução do filtro de pacotes, pois possui uma tabela de estado que é associada à tabela de regras, o que auxilia na tomada de decisões. Neste firewall as conexões são monitoradas a todo instante e um pacote só pode passar pelo Firewall se fizer parte da tabela de estados.
Firewall Pessoal
Este Firewall se diferencia de todos os demais, isto, porque eles não protegem um segmento de rede. Essa proteção se restringe apenas ao equipamento onde está instalado, que geralmente utilizam apenas um canal de comunicação com a internet.