finanças
CAPITAL DE GIRO NA GESTÃO DOS NEGÓCIOS UM ESTUDO APLICADO NA
EMPRESA VIVO S/A.
KOMATSU, Solange Akemy (TCC – Ciências Contábeis) – FECILCAM, solangeakemy@hotmail.com SANTANA, Marcelo Rodrigues (OR), mrsantana1000@gmail.com
RESUMO: A gestão do capital de giro tornou-se uma ferramenta gerencial importante na administração dos negócios devido a competitividade e a busca por melhores resultados para as empresas. Diante disso o trabalho objetiva analisar a importância do capital de giro e da necessidade de capital de giro, identificando e avaliando os fatores que causam redução ou expansão do capital de giro e da necessidade de capital de giro bem como as conseqüências na tesouraria. Para isso serão analisados e apurados o capital de giro, necessidade de capital de giro, tesouraria e ciclo financeiro, esses conceitos serão aplicados em um caso prático.
Palavras-chave: Capital de giro. Necessidade de capital de giro. Tesouraria.
1 INTRODUÇÃO
No cenário econômico em constante transformação no qual as empresas fazem parte é necessário uma análise financeira dinâmica, onde o gerenciamento do capital de giro tem participação relevante no desempenho operacional das empresas. Deste modo o trabalho busca responder o seguinte problema: qual a importância do gerenciamento eficaz do capital de giro, bem como da evolução da necessidade de capital de giro na gestão dos negócios? E tem como o objetivo analisar a importância do capital de giro e da necessidade de capital de giro na gestão dos negócios.
O capital de giro sofre impacto das diversas mudanças enfrentadas pela empresa, tais como recebíveis, contas a pagar, gerenciamento de estoques, gerenciamento de caixa, etc. por isso se faz necessário um bom gerenciamento do capital de giro, já que é com esse recurso que a empresa mantém suas atividades operacionais.
É importante também gerenciar a necessidade de capital de giro, pois o