Finanças sustentavéis
Aluna: Danielle Gomes Pereira
Nos encontros da Disciplina Finanças Sustentáveis foram repassados os conceitos fundamentais que formam o alicerce da disciplina, que assim como o tema finanças sustentáveis é algo inovador na esfera mundial tanto como na agenda das instituições financeiras. Através das exposições e estudos de caso realizados podemos inferir que comprometimento com as futuras gerações e a segurança na viabilização dos negócios acabou induzindo o mundo das finanças a pensar e agir de forma sustentável.
A busca pela sustentabilidade nos negócios passa, também, pelo setor financeiro. Parte do universo financeiro já percebe os benefícios que a adoção de uma perspectiva sustentável pode trazer aos seus negócios, dissolvendo a fronteira existente entre o tradicional objetivo econômico-financeiro e o não menos relevante objetivo socioambiental. Trata-se de uma mudança cultural em pleno curso entre várias instituições financeiras ao redor do mundo, marcando o início de uma nova e promissora era de conquistas no campo da sustentabilidade para o setor e para toda a sociedade. Ao dar atenção especial às questões socioambientais, as instituições financeiras não estão apenas reconhecendo sua vulnerabilidade em relação aos impactos dessa natureza, mas tendo também a oportunidade privilegiada de desenvolver novos mercados a partir deles.
O papel do setor financeiro como indutor de práticas de sustentabilidade empresarial foi considerado estratégico. Não é difícil compreender a força de persuasão das instituições detentoras dos recursos sobre aquelas que precisam tomá-los, quando são aplicadas restrições baseadas em critérios socioambientais.
Com a utilização do conhecimento e dos incentivos corretos, as instituições financeiras podem desempenhar um papel crucial na promoção da melhoria da qualidade sócio-ambiental. Isso decorre não