Finanças pessoais
Manter hábitos de finanças pessoais não é tarefa fácil. Para cuidar bem das finanças é necessário aprender a fazer um orçamento e controlar o desejo de gastar.
Na grande maioria dos casos, as pessoas acham desnecessário fazer um orçamento por acharem que têm poucas despesas.
Aprender a fazer um orçamento e controlar as despesas leva tempo e requer esforço próprio. É necessário entender melhor os hábitos de consumo e aprender a administrar o dinheiro; e isso deverá ser a meta para a vida inteira. No início é um desafio enorme, mas não se deve desistir. Atualmente, um desafio para a maioria das pessoas é fazer um controle financeiro pessoal, pois, por mais que se apliquem os conceitos nas empresas, quando falamos do nosso próprio dinheiro começamos a complicar as coisas.
Muitas pessoas não sabem quanto gastam, sendo assim é difícil sair de uma situação de endividamento. Nestes casos é necessário tomar algumas medidas e ter uma boa dose de disciplina.
As pessoas perdem o controle financeiro porque não sabem de que forma o dinheiro entra e sai do bolso. De forma geral tem uma noção de valores de forma isolada, mas não sabe qual será o impacto de uma decisão na sua vida financeira. Precisam entender que a situação financeira é um conjunto de fatores e decisões de ganhos e gastos, numa linha temporal. É importante prever a situação financeira, para não ter surpresa por conta de eventos inesperados.
A preocupação de quem quer atingir objetivos financeiros deve ser sem dúvida, a organização, o planejamento e a simulação de cenário a ser atingido. Nestes casos, o orçamento financeiro é a ferramenta que pode dar sustentabilidade a este planejamento.
Um orçamento é um plano para gastos e poupança. Quando você começa a definir seu orçamento pessoal, precisa escolher um período de duração (mensal, anual), estimar valores e equilibrar despesas e renda. Este orçamento permite a monitoração da situação financeira, cria um quadro visual de gastos,