Assertividade
O ambiente empresarial vem passando por um grande processo de reestruturação para se adaptar as mudanças ocorridas no mundo globalizado onde se exige cada vez mais profissional com capacitação técnica, mas também avaliando suas atitudes humanas para lidar com as pessoas, sendo necessário se adaptarem e desenvolverem suas competências emocionais no intuito de saber liderar, argumentar, negociar e atingir os objetivos da empresa para a qual trabalha. Para produzirem mais e atenderem melhor os clientes exigentes no atual mercado competitivo, deve-se criar novas formas de lidar com o público interno e externo a fim de alcançar a excelência no atendimento e a satisfação dos clientes no qual as empresas estão inseridas.
Para Rocha & Salles (2005), as mudanças aceleradas que estão ocorrendo no mundo tem exigido das organizações adaptação e respostas rápidas aos novos desafios. Com isso as empresas devem adotar uma nova postura nos estilos pessoais e gerenciais na qual lida com seu capital intelectual. Dentro deste contexto a Assertividade passa a ser uma grande ferramenta no auxilio as empresas para se adaptarem a este processo. Assim as pessoas passam a serem vistas como fornecedoras de conhecimento dentro das empresas, algumas já possuem o comportamento assertivo desenvolvido, enquanto que outras precisam desenvolvê-lo através de cursos dentro dessa área. O comportamento assertivo melhora a comunicação interna da empresa, fazendo com que as pessoas envolvidas passem a encarar os problemas do cotidiano com mais naturalidade e encontrem soluções adequadas de forma eficaz. A assertividade não evita conflitos, mas se as pessoas adotarem tal comportamento, com certeza a resolução será alcançada de forma mais fácil e segura para todos.
O intuito deste trabalho é informar a importância da utilização do comportamento assertivo nas relações interpessoais dentro das empresas, dando um valor significativo a individualidade das pessoas envolvidas a fim