Finanças Pessoais 1
"A importância do planejamento financeiro orçamentário para o controle das finanças pessoais. Um estudo sobre a propensão ao endividamento de aposentados da cidade de Itabuna-BA."
Objetivo Geral:
Analisar a importância do planejamento financeiro orçamentário para a saúde e controle das finanças pessoais, bem como o nível de endividamento de aposentados da cidade de Itabuna-Bahia.
Objetivos específicos:
Mensurar a propensão ao endividamento e gastos de aposentados de Itabuna-Ba;
Auxiliar o comportamento financeiro saudável;
Identificar as principais dificuldades para elaboração e acompanhamento do controle financeiro pessoal, e as causas que corroboram para o endividamento;
Contextualizar as vertentes do planejamento orçamentário pessoal frente à cultura e cenário político-econômico brasileiro.
Hipóteses
A questão cultural brasileira corrobora com a falta de planejamento pessoal da sociedade, ou até mesmo para o endividamento pessoal.
As pessoas possuem certa dificuldade para gestão e o próprio controle da vida financeira.
O cenário econômico brasileiro contribui para casos de endividamento pessoal
O perfil do individuo colabora para situações de endividamento.
Justificativa
Abranger um tema que esta em ascensão no mundo atual, já que gerir as finanças pessoais para o controle e sucesso da mesma tornou-se um assunto e um desafio importante dentre a sociedade. Ainda pelo contexto político-econômico e pela questão cultural brasileira o que tem feito com que as pessoas se preocupem ainda mais com sua situação financeira, e para que a importância do planejamento orçamentário seja realmente comprovada, fazendo com que haja interesse na administração financeira pessoal. Além da escassez de informações sobre o tema.
"Educação financeira sempre foi importante aos consumidores, para auxilia- lós a orçar e gerir a sua renda, a poupar e investir, e a evitar que se tornem vítimas de fraudes. No entanto, sua crescente relevância nos últimos