Finanças corporativas
Exercício 1
ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA GESTÃO DE CAIXA DA ROCHE PUBLISHING COMPANY
Lisa, vice-presidente de finanças da Roche Company, uma editora de livros universitários atualmente em rápido crescimento, está preocupada com o alto nível de investimento em recursos de curto prazo da empresa. Ela acredita que a Roche pode melhorar sua gestão de caixa e, em consequência, reduzir esse investimento. Nesse sentido, encarregou a tesoureira Arlene de avaliar a eficiência da gestão de caixa. Arlene decidiu começar sua investigação pelo estudo dos ciclo operacional e de conversão de caixa. Ela descobriu que o prazo médio de pagamento da Roche era igual a 25 dias. Consultou dados do setor, os quais mostraram que o prazo médio de pagamento era de 40 dias. Uma investigação de três editoras semelhantes revelou que seu prazo médio de pagamento também era de 40 dias. Estimou que o custo anual para atingir o prazo médio e pagamento de 40 dias seria de $ 53.000.
Em seguida, a tesoureira analisou o ciclo de produção e as políticas de estoque. A idade média do estoque era de 120 dias. Ela determinou que o padrão no setor, de acordo com um levantamento feito pelo Publishing World, a revista da associação de empresas do setor, era de 85 dias. Estimou que o custo anual necessário para atingir uma idade média de estoque de 85 dias era igual a $ 150.000.
Análises adicionais revelaram que o prazo médio de recebimento era de 60 dias. A média do setor, extraída de dados da associação das empresas e de informações obtidas de três editoras semelhantes, era de 42 dias – 30% inferior à da Roche. Arlene estimou que, se a empresa introduzisse um desconto de 2% para pagamento dentro de dez dias a contar do início do prazo de crédito, o prazo médio de recebimento cairia de 60 dias para a média setorial de 42 dias. Ela também esperava as seguintes consequências, em razão da introdução do desconto: as vendas anuais subiriam de $ 13.750.000