Finanças corporativas e valor 2005
1.1 A globalização da economia, conceito chave dos anos 90, forçou as empresas a adotarem estratégias mais apuradas para lidar com finanças corporativas. No conflito entre risco e retorno, as empresas adotaram alguns instrumentos estratégicos mais sofisticados, como os que envolvem derivativos, opções, swaps e hedges
Por que existe a necessidade na gestão do risco de levarem consideração esses instrumentos financeiros?
1.2 Dentro da dinâmica de decisões financeiras, a administração financeira volta-se ao planejamento financeiro, controle financeiro, administração de ativos e administração de passivos. Defina as quatro funções citadas.
1.3 Quais são os riscos da empresa, associados às decisões financeiras? Discuta cada um desses riscos. 1.4 O objetivo contemporâneo da administração financeira está centrado na maximização da riqueza de seus acionistas. Assim fica evidenciado o impacto que cada decisão financeira determina sobre a riqueza. Neste contexto, discuta se o lucro contábil é o critério mais indicado para a tomada de decisões financeiras.
1.5 Na dinâmica das decisões financeiras, uma empresa, independentemente da sua natureza operacional, é obrigada a tomar duas grandes decisões: a decisão de investimento e a decisão de financiamento. Discorra sobre essas duas decisões. 1.1 Assinale V para VERDADEIRO ou F para FALSO nas alternativas abaixo.
a) ( )O lucro, conforme apurado pelos princípios contábeis consagrados, representa uma medida de eficiência econômica,pois deduz dos resultados do exercício os custos do capital próprio e do capital de terceiros alocados pela empresa em suas decisões de ativo.
b) ( )Imagem, participação de mercado, estratégia financeira,tecnologia, distribuição e logística, potencial de lucro etc. são considerados na determinação do valor econômico de uma empresa.
c) ( )A distribuição de dividendos leva em consideração se o re-torno gerado pela empresa é superior ao