Geografia
Apresentarei nesse trabalho um pouco sobre os Efeitos das ocupações desordenadas de terras no DF.
As Invasões ocorrem devido à existência de uma população que não é atendida pela oferta de imóveis e terra pelo mercado.
A Grilagem é quando uma pessoa tenta se apropriar de terras que não são suas e fazem documentos falsificados.
Foi pensando nessas questões que redigimos este trabalho com o intuito de que apreciem e com isso adquiram um maior conhecimento sobre o tema abordado.
Efeito das ocupações desordenadas no DF
A ocupação desordenada de terras é um dos grandes problemas do Distrito Federal.
É um dos maiores prejuízos que a cidade pode ter para a sua qualidade de vida.
A ocupação territorial do Distrito Federal, por um longo tempo, processou-se dentro do binômio demanda / oferta habitacional. O governo local oferecia áreas urbanas aos servidores públicos que aceitavam se mudar para a nova capital. Para os terrenos comerciais urbanos, a política adotada era a do sistema de retrovenda. O objetivo era o de vincular à transação a real construção imobiliária, evitando a especulação.
Distrito Federal têm problemas com as invasões irregulares de áreas públicas. Os invasores são formados basicamente por dois grupos: uns que se dizem desassistidos em busca de um “pedaço de chão” para morar e de outro lado grandes “grileiros”, em busca de lucro fácil. O fenômeno da invasão de áreas públicas não é uma exclusividade brasiliense. Em todo o país o mesmo se repete. Tem como motivos a intensificação do êxodo rural, no início dos anos 80 e o crescimento desordenado da periferia urbana nas grandes metrópoles.
Invasões
Como invasões tem-se por definição, qualquer ocupação irregular de terras no perímetro da cidade. No Distrito Federal é comum na paisagem urbana a existência de invasões de pessoas carentes, formada por barracos construídos com lona plástica e papelão. São as partes mais gritantes da ocupação irregular do solo.
A ocupação da