financeirização da economia
1. Aspectos históricos.
Os impactos do fenômeno financeiro dos últimos tempos não têm precedentes históricos. Nas ultimas décadas do século XX, houve uma revolução financeira global. Qual a natureza e as causas desta revolução?
O rápido crescimento dos mercados financeiros, desconectados da produção e do comercio internacional, são, uma das causas desta revolução.
A maior parte dessas transações financeiras é que as próprias taxas de cambio não estão mais relacionadas com a conta corrente do balanço de pagamentos.
2. Caráter histórico e multidimensional da globalização.
O mundo atual se caracteriza pelo que se conhece como mundialização ou globalização, isto é a crescente gravitação dos processos econômicos, sociais e culturais de caráter mundial nos ambitos nacional e regional.
Não se trata de um processo novo, dado que se tem profundas raízes históricas, as mudanças em termos de espaço e tempo, provocados pela revolução nas informações.
O processo de globalização está reconhecido em etapas, as quais se destacam os últimos 130 anos. A primeira fase da globalização que abrange de 1870 á 1913, tem como características a grande mobilidade de capitais e de mão de obra, junto com o auge comercial baseado numa forte redução dos custos de transportes, mais do que pelo livre comércio. Esta fase foi interrompida pela Primeira Guerra Mundial, dando origem á um período caracterizado pela impossibilidade de recuperar as tendências anteriores.
Após a Segunda Guerra Mundial, deu-se início a uma nova etapa de integração global, na qual distinguiu-se 2 fases sucessivas : O ponto de inflexão ocorreu no início da década de 70, como consequência da desintegração de regime da regulação da macroeconomia estabelecido em 1944, em Brenton Wood.
Fatos destacados na atual fase de globalização econômica.
1- Volatilidade financeiro