Financeira
Trataremos de conceitos básicos que todo empreendedor individual, micro e pequeno empresário deve saber.
Nesta pesquisa, iremos mostrar algumas particularidades do Planejamento que visa o futuro, está intimamente ligado à determinação dos objetivos da Empresa, que de certa forma indica o que se pretende fazer.
Levando em conta empresas já em pleno funcionamento, encontraremos na maioria delas poucos controles financeiros efetivos. E será sobre esse assunto de fundamental importância que iremos tratar.
8 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, MÉTODOS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: SEM RISCO
8.1 Fatores principais: fluxo de caixa, taxa de crescimento do fluxo de caixa, risco ou incerteza do fluxo de caixa
O valor de um ativo, tal como uma ação ordinária ou título, é influenciado por três fatores principais: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa, risco ou incerteza do fluxo de caixa.
O fluxo de caixa de uma ação ordinária ou ação preferencial é mensurado pelos seus dividendos anuais pelas alterações nas cotações de seus preços. O fluxo de caixa de um título, é uma obrigação de dívida a longo prazo. Um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros. O valor de um ativo é definido como o valor presente de todos os fluxos de caixa associados especificamente a ele.
8.2 Calcular o Retorno esperado (Ks) para esses investimentos, por meio do modelo de gordon para calcular o preço corrente da ação, considerando as seguintes alternativas:
Companhia A: o beta é 1, 5, o retorno da carteira de mercado é de 14%, título do governo rende atualmente 9,75%, a companhia tem mantido historicamente uma taxa de crescimento de dividendos de 6%, e os investidores esperam receber R$ 6,00 de dividendos por ação no próximo ano.
RESPOSTA:
Ks = Rf + B (Rm-Rf) =
Ks = 0,0975 + 1,5 (0,14 – 0,0975)
Ks = 16,13% taxa requerida de retorno Po = $6 = $ 59,23