Financeira
Aluno: Jânio Charles de Assis
Questões:
1) Quais as características do trabalho na modernidade tomando como referência o filme Tempos Modernos?
Todo trabalho era em série, visando só à produtividade. Portanto o trabalho intelectual era exercido por quem comandava e o trabalho manual por aqueles que trabalhavam pesados: os operários, ou seja, era um trabalho meramente mecânico; A sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. O ritmo de trabalho dos operários era determinado pela velocidade das máquinas; Mão de obra, era miserável, trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas empresas; Cargas horárias extensas; Compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições sub-humanas em que se encontravam; Os trabalhadores eram vistos como ''objetos'' pois a única coisa que realmente importava era o lucro; A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho (os recintos eram imundos, as máquinas de manuseio perigoso etc.) e por uma carga horária menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial; de acordo com o conceito de capacidade tecnológica, podemos perceber o quanto se buscava por inovações para que os trabalhadores mais produzissem sem menor perda de tempo. Naquele período, tinha-se a preocupação, por parte dos proprietários, de sempre buscarem inovações.
Temos que levar em conta o contexto histórico que os fatos acontecem que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
2) Em que essas características diferem do trabalho em outras fases da história da humanidade?
Na sociedade primitiva o trabalho esta inserido na totalidade de suas vidas, apesar de nesta época não existir uma exata