Financeira e Orçamentária
Data limite de postagem: 12/09/2014
Postagem em anexo: Sim ( ) Não ( X )
1) O dinheiro oriundo de empréstimos e emissão de dívidas confere ao portador direito sobre o quê?
Confere ao portador direito sobre um conjunto contratado de fluxos de caixa, normalmente o serviço da dívida: principal + encargos, ou seja, o pagamento de parcelas, em prazos acordados, compostas pelo valor principal + juros.
2) A empresa Alpha fez uma captação de dinheiro de longo prazo para tocar projetos de expansão em seu parque fabril, pagando uma taxa nominal 12,75% ao ano. Esse dinheiro foi captado no BNDES tendo como agente repassador o Bradesco. Supondo que a alíquota do IR/CS para a empresa Alpha seja de 34%, qual o custo desse empréstimo depois dos impostos?
Ki = Kd (1 – T)Kd = 12,75% ao ano
T = 34%
Ki = 12,75 (1 – 0,34)
Ki = 12,75 x 0,66
Ki = 8,41% ao ano.
3) Para apurarmos o custo de capital ou custo médio ponderado de capital de uma empresa será necessário o quê?
O custo de capital ou custo médio ponderado de capital é calculado em três etapas: o custo de cada fonte, o peso de cada fonte e custo médio ponderado de capital.
As fontes de capital da empresa podem ser agrupadas das seguintes maneiras: dívida + ações ordinárias + ações preferenciais; ações ordinárias + dívida ou apenas ações ordinárias.
O calculo do custo das fontes é feito da seguinte maneira:
Custo das ações ordinárias (modelo de Gordon):
Kn = (D1/Nn) +g
Custo das ações preferenciais:
Kp =DP/NP
Custo da dívida (capital de terceiros de longo prazo):
Ki =kd x (1-T)
Os pesos de cada fonte podem ser calculados de duas maneiras: valor contábil ou valor de mercado e utilizam a mesma fórmula:
Wi+WP + WS = 1,0 OU 100%
O custo médio ponderado de capital se calcula com a seguinte fórmula:
Ka = (Wi x ki) + (Wp x kp) + (Ws x ks)
4) Suponha uma empresa que apresente, a preços de mercado, a seguinte composição de fontes de dinheiro em seus projetos de investimento: