Economia empresarial
O autor considera que nem sempre o preço é o ponto determinante para o consumidor eelenca treze fatores que vão “modelar o potencial de demanda do mercado”. Valendo-se de exemplos que já ocorreram no mundo real Maital demonstra como aplicar essas forças.
A Conveniência é mostrarao que cliente que existe uma necessidade e ter a tecnologia necessária para satisfazê-la, para isso o empresário deve estar alerta para esse reconhecimento e possuir o remédio conveniente a seraplicado.
Para explicar o segundo tema, Barulhos e Espumas, o autor faz uma analogia aos carros de som do circo, e como o comportamento do consumidor é afetado simplesmente porque outras pessoas estãocomprando o produto. Dessa forma, o carro de som atual, o marketing, é essencial para alcançar e gerar um desejo de compra no cliente.
A relação de Custos e Preços é outro aspecto importante a serdebatido, embora possam ser mensurado objetivamente, a percepção de caro e barato para o consumidor pode ser diferente do que a da empresa. O economista afirma que o cálculo do preço deve ser feito deforma global, olhando o mercado como um todo, para que haja equilíbrio entre o preço cobrado e a relação oferta/demanda.
Conhecer as características do cliente e da população que está inserido é maisuma ferramenta apresentada, a Demografia. A partir dela pode-se entender o rumo que o mercado irá tomar, tanto de forma objetiva, como pela quantidade de cliente que haverá com um