Financas
A reputação corporativa é a imagem de uma empresa. Essa imagem é construída ao longo dos anos, com base em fatos e através de opiniões de pessoas.
Antes, as empresas diziam maravilhas, mas ficavam nas intenções. Porém, hoje, as mesmas empresas para serem “bem vistas” precisam mostrar e provar para a população as ações feitas com ONGs, com o verde, sustentabilidade, responsabilidade social e etc. Caso contrário a repercussão negativa é instantânea nas redes sociais.
Vivemos em um mundo de transparência radical. Um bom exemplo é o caso do Ades que demorou 40 horas para vir a público dizer o que realmente aconteceu - esse tempo foi muito alto.
Mesmo que essa notícia não seja a melhor possível, mas com certeza, é melhor vir a público e comunicar do que ficar calado sobre o acontecimento.
Além dessa comunicação, é preciso salientar que a empresa precisa ser 100% verdadeira - ser transparente o máximo possível.
As empresas precisam se adaptar a esse novo momento, ou seja, começar a trabalhar esse tipo de comunicação seja ela por facebook, twitter ou instagram (...), qual for o melhor e mais adequado meio de comunicação para a ela.
Precisa ser analisado/estudado internamente como será essa área para uma boa atuação, pois se o trabalho não for bem feito, a reputação construída ao longo de anos, poderá ser destruída.
Esse assunto de reputação corporativa é tão sério que até os acionistas, conforme David Jones em uma entrevista de 26/12/2012 à exame, estão escolhendo as empresas pelo comportamento, pois os últimos fatos mostram que uma comunicação mal feita ou não feita, como no caso do BP, os acionistas foram prejudicados com uma fatura de bilhões de dólares.
2 - Veja essa frase: Empresas de sucesso constroem valor a partir da cooperação com os seus stakeholders e não da exploração dos seus stakeholders.
Você concorda com essa frase? Qual o seu entendimento sobre a relação empresa stakeholders?
Eu