Financas corporativas
ASSUNTOS PARA A PROVA
- Principais funções do adm. financeiro
- Cálculo e conceito (VPL,PBD,TIR E TIR.M)
- Diversificação
- Cálculo desvio-padrão, média
- CAPM (taxa retorno x risco)
- WACC (custo médio do capital)
- Política de dividendos
- EVA na ótica do acionista
-------------------------------------------------
RISCO, RETORNO, DIVERSIFICAÇÃO
A rentabilidade deve ser ajustada ao risco, deve-se levar em consideração o retorno versus risco.
O risco é mensurável, probabilidade
- quanto maior o risco > retorno
- ações têm mais risco do que a poupança, e também rendem mais, desde que no longo prazo
Diversificação e gestão de risco
O risco total de uma ação é composto por: * Risco diversificável/não sistemático (não remunerado): é um risco específico, afeta apenas a empresa + * Risco de mercado/sistemático (remunerado): afeta todas as empresas, generalizadamente Ex. legislação, falta energia elétrica...
O risco de uma carteira não pode ser totalmente eliminado, mas pode ser reduzido (risco específico) na medida em que os ativos se diversificam ( ex. acréscimo de ações).
A diversificação pode ser melhor ou pior, dependendo de como for feita, quanto menor a correlação entre os ativos, melhor será a diversificação.
Quanto menor a correlação entre 2 ativos, menor será a volatilidade dos investimentos combinados e maior será o retorno composto do portfólio. Portanto, ao avaliarmos alguns possíveis ativos para integrar nosso portfólio não devemos apenas avaliar a volatilidade isolada de um ativo, mas sim a volatilidade conjunta de diversos investimentos através da correlação entre eles.
Deve haver limites para a diversificação, analisar o custo e benefício, pois muitos ativos requerem uma gestão maior, gerando também um custo maior.
* Taxa de retorno investimento= (valor recebido-valor investido)/valor investido * Taxa de retorno dívida= juros/principal * Taxa de