FINAN AS EMPRESARIAIS Pasta 1405964
1255 palavras
6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO curso de graduação de ciências contábeisDANIELA PEREIRA SANTANA
FINANÇAS EMPRESARIAIS
Januária
2015
DANIELA PEREIRA SANTANA
FINANÇAS EMPRESARIAIS
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina . atividade interdiciplinar dependência.
Semestre: 4º
Januária
2015
FLUXO DE CAIXA Fluxo de Caixa Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões. O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa. Para fazermos uma análise financeira, projetamos o Fluxo de Caixa para um ano e totalizamos as informações anuais, conforme planilhas abaixo.
CUSTO DE OPORTUNIDADE: O custo de oportunidade é um conceito económico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis. É caso para dizer que o custo de oportunidade está associado àquilo a que um agente