FIN101 – Matemática Financeira
400 palavras
2 páginas
Escolha duas teorias sobre os Juros contida no texto que você considera como razoáveis e faça uma pequena descrição delas. Obs. : Máximo uma página
Teoria da produtividade do capital:
Essa teoria tenta justificar a validade dos juros defendendo que todo capital emprestado vai ser investido em alguma atividade que eleve o ganho final do emprestador. Assim sendo, esse ganho final do emprestador foi graças ao capital emprestado por terceiro e esse ganho deve ser distribuído.
As principais criticas a essa teoria se baseiam que nem em todos os casos o dinheiro emprestado vai gerar um acréscimo no ganho final do emprestador e mesmo assim os juros continuam a ser cobrados.
Teoria clássica do juro:
Essa teoria tem como base que a produtividade naturalmente irá limitar as taxas de juros e que um mínimo deve ser fixado para garantir que o emprestador tenha o seu custo remunerado. A produtividade limita as taxas de juros porque, teoricamente, você só está disposto a pagar um juro se conseguir de alguma maneira ter um retorno superior ou igual a esse pagamento, caso contrario, não é sustentável o investimento. Outro conceito que baliza essa teoria é a raridade, ela explica que sempre que um recurso é raro no mercado (nesse caso o dinheiro) deve ser cobrado um valor pelo seu uso, sem isso, ele não seria ofertado.
Texto 2- Por que os Juros não caem?
Para explicar porque a taxas de juros não caem no Brasil há várias razões, desde o ajuste fiscal ainda incompleto até questões institucionais de insegurança jurídica para os credores. Mas grande parte da resposta está essencialmente atrelada à indexação que ainda existe na inflação. A existência de uma quantidade exagerada de indicadores de inflação indica risco, pois vários dos mais importantes indicadores possuem graus elevados de impacto de choques cambiais e de preços de commodities.
Vale considerar também que taxas altas de inflação em países indexados exigem taxas de juros reais mais