fim da primeira guerra mundial
Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância a entrada dos Estados Unidos no conflito. O apoio financeiro e material dado pelos Estados unidos,ao entrarem na guerra ,foi decisivo para a vitoria da tríplice entente e de seus aliados. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Com a vitória da tríplice entente os países da Aliança foram forçados a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A partir de 1918 ,a Alemanha foi perdendo o fôlego ,ficando isolada e sem condições de sustentar a guerra. Em 11 de novembro de 1918 ,acabou assinando um acordo de paz em situação bastante desvantajosa, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.
Tratados da primeira guerra mundial :
O fim dos conflitos e a vitória da Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial foram seguidos pela discussão sobre as punições e regras impostas aos países derrotados, principalmente contra a Alemanha. Inicialmente, o presidente norte-americano Woodrow Wilson propôs o estabelecimento dos “Catorze pontos para a paz” onde defendia uma “paz sem vencedores”. No entanto, em janeiro de 1919, as potências vencedoras tinham outros planos para os derrotados.
Reunidos na cidade de Paris, os vencedores exigiam que fossem impostas indenizações contra as nações da Tríplice Aliança. De acordo com o Tratado de Versalhes, o Estado alemão foi obrigado a ser desmilitarizado, obrigado a pagar pesadas indenizações e perder parte de seus territórios. Ignorando qualquer possibilidade de revanche ou ressentimento, o acordo foi ratificado em junho daquele mesmo ano.
Tratado de versalhes
Marcou o final da primeira guerra mundial e impôs duras penalidades á Alemanha.