fichamento do Livro Considerações sobre o governo Representativo - Mill
.
Danilo Barreto De Souza
Fichamento do livro: História intelectual do Liberalismo – Dez Licões
Professor Hamilton Garcia _________________________
Campos dos Goytacazes
Junho/2013
(MILL, John Stuart. Considerações sobre o Governo Representativo: Cap I. ao IV. Tradução: IBRASA – Instituição Brasileira de difusão cultural. São Paulo. 1995. p. 5-59).
Considerações sobre o Governo Representativo
Em seu livro, Mill diz que o governo pode melhorar se no mesmo houvesse a necessidade da participação do povo. Essa participação, porém, não seria a soberania popular, mas uma participação na função pública, mesmo que pequena. Só assim, para ele, o cidadão passaria a se preocupar e visar o bem coletivo. Teríamos então uma sociedade de iniciativa e participação, opondo-se a ideia de governo absoluto.
Mill diz que os níveis de instrução da população dependem da ação governamental direcionada naquela direção através de educação acessível a todos. Ele é a favor do Sufrágio Universal, afirmando que deviam ser excluídos do direito de participar politicamente os analfabetos e mal instruídos.
Para que se obtenha uma boa forma de governo deve-se se escolher os meios certos baseados aonde se quer chegar. Um bom governo deve conter os interesses da sociedade. Um bom governo é questão de escolha e de funções.
Para um bom governo a inteligência dos seres humanos que compõe o grupo é fundamento. Os interesses pessoais deviam estar acima do geral.
A forma de governo mais adequada a um povo determinado e aquela que consegue eliminar o que impede a sociedade de progredir com o mínimo dano possível ao que foi conquistado e que permita desenvolvimentos.
Mill afirma que a forma ideal de governo é o sistema representativo. Para comprová-lo trata das funções inerentes aos corpos representativos e dos riscos que podem