Filósofos pré-socráticos
Componente Curricular – Filosofia
Profº Domingos Filósofos Pré-socráticos Este trabalho foi solicitado pelo professor Domingos Para obter nota na matéria de filosofia , na 3ª unidade. Seabra-Ba 2014 Filósofos
Tales de Mileto (624-548 a.C.) "Água"
Foi considerado fundador da Escola Jônica. Sabemos que ele não deixou nada escrito, mas ensinava sobre a água que era considerada a substancia de todas as coisas.
Estudou também as matemáticas e a astronomia, predizendo, pela primeira vez, entre os gregos, os eclipses do sol e da lua. No plano da astronomia, fez estudos sobre solstícios a fim de elaborar um calendário, e examinou o movimento dos astros para ajudar na navegação. Segundo Tales, a água, ao se resfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao se aquecer transforma-se em vapor e ar, que retornam como chuva quando novamente esfriados.
Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.) "Ápeiron"
Segundo Anaxímenes, a partícula que comanda o mundo é o ar, um elemento não tão abstrato como o ápeiron, nem palpável demais como a água. Tudo provém do ar, através de seus movimentos: o ar é respiração e é vida; o fogo é o ar rarefeito; a água, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar.
Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol. Heráclito de ÉfesoHeráclito. Recusou-se sempre a intervir na política. Manifestou desprezo pelos antigos poetas, contra os filósofos de seu tempo e