filósofos do iluminismo
John Locke foi um importante filosofo inglês, Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington. Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual.
Principais obras de John Locke
Cartas sobre a tolerância (1689)
- Dois Tratados sobre o governo (1689)
- Ensaio a cerca do entendimento humano (1690)
- Pensamentos sobre a educação (1693) Defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, Embora defendesse que todos os homens fossem iguais, foi um defensor da escravidão. Não relacionava a escravidão à raça, mas sim aos vencidos na guerra. De acordo com Locke, os inimigos e capturados na guerra poderiam ser mortos. Locke faleceu em 28 de outubro de 1704, no condado de Essex (Inglaterra). Nunca se casou ou teve filhos.
VOLTAIRE
Voltaire era o pseudônimo (apelido) de François-Marie Arouet. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1778.
Principais obras de Voltaire
Tratado de Matafísica, 1736.
O infante pródigo, 1736.
Elementos da Filosofia de Newton, 1738.
Zulime, 1740.
Voltaire fazia parte de uma família nobre francesa. Voltaire foi influenciado, no campo das ideias, pelo cientista Isaac Newton e pelo filósofo John Locke. Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação).
MONTESQUIEU
Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux (França).
Obras principais
- Cartas Persas (1721)
- O Espírito das Leis (1748)
- Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência
- Contribuições para a Enciclopédia (organizada por Diderot e D'Alembert) Montesquieu nasceu numa família nobre francesa. Era contra o absolutismo (forma de governo que concentrava todo poder do país nas mãos do rei). Montesquieu morreu em 10 de fevereiro de 1755, na cidade de Paris.