filtros capacitor
→ Definição geral de filtros:
Um filtro tem uma função de rejeitar ou igualizar uma ou várias gamas de frequência em um sinal elétrico especificamente para atenuar características indesejadas de uma certa frequência a partir do sinal de entrada eles possuem uma das aplicações mais comuns da eletrônica, sendo amplamente utilizados na aquisição e processamento de sinais áudio, vídeo e banco de dados, em sistemas de alimentação, de telecomunicações de controle e etc. Eles ressaltam elementos desejados ignorando os mais indesejados para um determinado circuito. Qualquer quadripolo linear, concentrado e invariante no tempo, capaz de produzir uma resposta especificada para uma dada excitação. Mecanismos ou dispositivos que atuam como filtro de audio ou instrumentos que transmitem e absorvem sons seletivamente, são denominados filtros acústicos.
Tipos de Filtros:
-Passivos
-Ativos
-Analógicos
-Digitais
E os que passam por ele sendo filtrados chamados de passas são eles:
-Passa-alta
-Passa-baixa
-Passa-faixa
-Rejeita-faixa
-Passa-tudo
Filtros passa-Altas:
Definição:
Um filtro passa-altas é um filtro que permite a passagem das frequências altas com facilidade, porém atenua (ou reduz) a amplitude das frequências abaixo de frequência de corte. A quantidade de atenuação para cada frequência varia de filtro para filtro. O filtro passa-altas possui um princípio de funcionamento oposto ao do filtro passa-baixas. Veja também ofiltro passa-banda.
Ele é muito utilizado para bloquear as frequências baixas não desejadas em um sinal complexo enquanto permite a passagem das frequências mais altas. As frequências são consideradas 'altas' ou 'baixas' quando estão acima ou abaixo da frequência de corte, respectivamente.
Interpretação:
O filtro passa-altas, o mais simples existente consiste de um capacitor em série com um resistor. O valor da resistência vezes o valor da capacitância (R×C) é a