Filtração simples e à vácuo
Preparo de Soluções
Airton Senna Vieira Santos
Edy Willian Vieira Santos
Ivan Verve Santos Silva
Isaque do Vale Ferreira
Luis Felipe Cavalcanti
Rodrigo Carvalho Correia
Thomas Matheus
Zeus Hungria
Relatório de Química I
Aracaju, 20 de Março de 2012. Objetivo
O objetivo desse experimento foi desenvolver o conceito de preparação e diluição de solução efetuando os cálculos necessários, preparando uma solução de água e NaCl diluído, e de Sacarose com água, exercitando técnicas de medição e pesagem.
Introdução
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal.
Revisão de Literatura De acordo com USBERCO (2002) , a maior parte dos processos de análise quantitativa é realizada por via úmida. Então, o primeiro passo da análise consiste em submeter a um tratamento adequado com vistas à preparação da solução para processamento dos passos subseqüentes da análise. Segundo OHLWEILER (1984), o método escolhido deve assegurar a completa dissolução da amostra. Muitas vezes, o conhecimento da natureza do material é suficiente para indicar o método mais apropriado para preparação da solução para análise. Alguns produtos químicos se dissolvem completamente em água; neste caso, a solução para análise é obtida facilmente e a composição do sistema