Filtração química
Objetivo: analisar e compreender os métodos de filtração usados em laboratórios de química.
Introdução: A filtração é uma operação unitária que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluida (líquida ou gasosa), através da passagem desta última por um meio permeável e poroso. A esse meio, poroso e permeável, dá-se o nome de filtro. Ele funciona como uma peneira microscópica onde somente olíquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro.
Tipos de filtração em laboratório:
Filtração simples (filtração por gravidade):
O método mais utilizado de filtração é o funil de filtração com papel de filtro. Para que a filtração seja rápida, o ângulo do funil deve ser o mais próximopossível de 60º e a haste deve ter cerca de 15 cm de comprimento. Os papeis de filtro têm vários graus de porosidade e deve-se escolher o mais apropriado para afiltração. Para quantidades maiores de material, normalmente usa-se um funil de Buckner. Na filtração simples pode-se observar a passagem do liquido pelo papelde filtro devido à força da gravidade.
(anexar a figura de filtração simples)
Filtração a vácuo:
Na filtração a vácuo, conecta-se uma bomba de vácuo ao funil de Buckner. Ao criar vácuo no seu sistema, a velocidade depassagem do liquido pelo papel vai ser maior, pois é como se sua amostra fosse sugada. A grande diferença entre esses dois tipos de filtração é a velocidade de filtração. A filtração a vácuo não é utilizada apenas para separação de sólidos em líquidos viscosos. Também é muito utilizada para filtrações de misturas quaisquer de sólidos e líquidos com a vantagem da maior velocidade de filtração em relação à filtração por gravidade.
(anexar a figura de filtração a vácuo)
Observação:
Em uma solução, é preciso observar se a quantidade de reagente está fora da proporção indicada pelos coeficientes da equação, pois se isso ocorrer, reagirá somente a parte que se encontra de