Relatório de Química - Filtração
A densidade é uma propriedade intensiva da matéria, ou seja, seu valor independe da quantidade de matéria que há na amostra, e segundo a literatura a densidade do Cobre é de 8,9 g/cm³. Mas o que é densidade? Para entender o que é densidade, inicialmente cabe lembrar que toda amostra de matéria tem massa e ocupa espaço, ao mesmo tempo. Isto significa que, numa dada condição, se porções de matéria de um mesmo tipo te volumes diferentes, necessariamente elas tem massas diferentes. Além disso, estas massas são diretamente proporcionais ao volume e vice-versa. Logo, quanto maior o volume (V) de uma dada porção de matéria, maior será sua massa (m), pois são grandezas diretamente proporcionais.
A constante de proporcionalidade entre as duas grandezas, massa e volume, por convenção é denominada densidade e tem como símbolo a letra grega ᵖ (lê-se rô). Densidade, portanto, nada mais é que uma grandeza que expressa quanto há de massa por unidade de volume de uma dada porção de matéria. M= p. v
A massa é uma propriedade fundamental e intrínseca de qualquer amostra de matéria, ela é uma medida direta de quanta matéria há na amostra.
O volume de uma amostra de matéria é o seu tamanho ou extensão tridimensional, isto é, o volume de uma amostra de matéria nada mais é do que quanto de espaço a amostra ocupa. A densidade é uma propriedade física de importância na caracterização, identificação e utilização de substancia e materiais. O objetivo desse experimento é determinar a densidade de um sólido irregular.
Procedimento
Foram colocados 7,00 ml de água com ajuda de um pisset e um conta gota em uma proveta de 10,00 ml, e determinando as massas das amostras de sólidos em uma balança semi-analítica.
As amostras foram colocadas na proveta com água de modo que os mesmos ficaram imersos, observou-se a variação do volume de água e foram indicados os dados na tabela (Tabela 1), conforme analisado. Assim determinando a densidade das amostras de cobre