Higiene e segurança do trabalho
O trabalho dignifica o homem. Para suprir suas necessidades, o indivíduo deve desempenhar atividades que contribuam para o seu crescimento emocional e estrutural. Um ambiente de trabalho pode oferecer riscos e trazer muitos desconfortos, cujos sintomas, o trabalhador deve estar sempre atento. Um colaborador que cumpre com seus deveres, certamente obterá o reconhecimento, proporcionará a realização de suas aspirações profissionais. Supridas essas necessidades, o indivíduo refletirá favoravelmente em seu lar.
Este trabalho objetiva ressaltar a melhor forma de prevenir a doença ocupacional LER, Lesão por Esforço Repetitivo, mostrando qual o descanso apropriado para a prevenção da mesma, bem como esclarecer os danos que esta doença pode trazer.
A justificativa para execução de um trabalho que venha a tratar de doenças ocupacionais é a preocupação, social e educativo que deve ser aplicado tanto no âmbito profissional ou cultural atravez de divulgação do tema em questão. A proposta é que o trabalhador venha concientizar-se dos problemas que simples atos podem causar a sua saúde, elevando assim sua qualidade de vida.
Muitas vezes as irregularidades no ambiente de trabalho, dentro do conteúdo ergonômico, vem a acarretar insatisfações ao ser humano, interferindo assim no seu bem estar físico, biológico e emocional, trazendo a insegurança para o profissional de ser capaz de cumprir com eficiência ou não com seu papel no ambiente de trabalho.
Para este trabalho será utilizado o procedimento metodologico de abordagem qualitativa, denominado pesquisa exploratória, e sua aplicação terá por finalidade a elaboração de instrumento adequado para a pesquisa.
Em pesquisa realizada junto a ACISS ( Associação Comercial de São Sebastião) o municipio possui atualmente 4 padarias e confeitarias cadastrados sendo:. (ACISS,2013).
• Padaria Elite - com um total de 85 colaboradores
• Padaria Enseada – com um total de15 colaboradores
• Panificadora e Conf. Boipan – com um