Química Inorgânica - Relatorio Filtração
Curso: Engenharia Ambiental - Bacharelado
Acadêmicas: Ariane Lyra, Jaqueline Kin e Gabriele Lotke
Filtração
Cerro Largo, 29 de abril de 2015
1. Introdução A filtração tem por finalidade separar um sólido de um líquido e é efetuada passando a mistura através de um material poroso que retém as partículas do sólido. Tal material pode ser: papel de filtro, algodão, tecido, vidro sintetizado, porcelana porosa, fibras de vidro, entre outros. O mais usado em laboratório é o papel de filtro. Existem papéis de filtro de várias porosidades e a escolha depende do tamanho e da natureza das partículas do sólido. Existem também, vários tipos de filtrações, mas vamos considerar dois tipos, a Filtração Simples e a Filtração à Vácuo. 1.1. Filtração Simples Utiliza-se apenas um funil e um papel de filtro, e a filtração ocorre somente com a força da gravidade para puxar o líquido. Utilzada em líquidos poucos particulados. 1.2. Filtração a Vácuo Utilza-se além do funil e do papel de filtro, uma bomba para formar vácuo, ou seja, além da força da gravidade, terá também atuando uma força de sucção devido ao vácuo, puxando o líquido mais rapidamente entre os poros do filtro. Muito utilizada para filtração de substâncias com muitos particulados finos e pastosos.
Para realizar a secagem de uma amostra de um sólido filtrado, são usados alguns métodos, dependendo do tempo e da urgência de a amostra ser analisada. A secagem ao ar, na temperatura ambiente, é a menos eficiente, pois depende da umidade do ar e pode levar alguns dias para secar. A secagem a quente, na estufa, ou a secagem na pressão, no dessecador, são os tipos de secagem mais eficientes.
2. Objetivo Realizar uma filtração de soluções e, observar e analisar o processo simples e a vácuo.
3. Procedimento Experimental Para a realização do experimento, é necessário alguns materias nos quais serão citados abaixo, bem