Filtração glomerular
CARBOIDRATOS
• Quantidade recomendada do alimento no nosso organismo:
- 57% Carboidrato (açúcar, doces, pães e bolos)
- Para quem pratica exercícios deve ser cerca de 60% das calorias totais do dia. Por exemplo, se você comer 2.000 calorias por dia então deve consumir 1.200 calorias vindas de carboidrato. Como 1 g de carboidrato corresponde a 4 calorias, 1.200 calorias significam 300 g de carboidrato.
• O alimento mais rico em carboidratos:
-As fontes na alimentação são: macarrão, arroz, batata, pães, biscoitos.
- cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc).
• Alimentos que tem a ausência de carboidratos:
- Alimentos permitidos em qualquer quantidade: (nos produtos industrializados ,o ideal é verificar no rótulo o percentual de carboidrato que deve ser 0(zero) ou menor que 1%)
Carne de Porco, Carne de Aves, Carne de Vaca, Peixe, Nata, Presunto & Presunto Cozido, Bacon, Lingüiça de Porco, Salaminho, Cópa, Ovos, Queijos (somente os queijos industrializados – queijo fresco e mineiro não pode comer).
Verduras e Legumes:
Repolho, Alface, Tomate, Vagem, Couve-Flor, Brócolis, Pimenta, Cebola, Pepino, Abobrinha, Quiabo, Nabo, Rabanete, Acelga, Jiló, Salsa, Chicória, Escarola, Palmito, Berinjela, Azeitonas, Pimentão, Espinafre, Couve, Agrião, Rúcula e Tomate (máximo 3 por dia).
• Doenças relacionadas a esse alimento:
- Sua retirada drástica da alimentação também pode causar uma série de transtornos metabólicos, considerando que esse nutriente é a fonte prioritária de energia para o organismo humano e a única fonte de energia para o funcionamento cerebral. “Quando temos a ausência total dos carboidratos, o corpo lança mão da utilização de gorduras e proteínas para manter o seu funcionamento energético, o que levará a diminuição do tecido adiposo. Porém, o uso da gordura, em longo prazo, como fonte de energia, tem como conseqüência a