Filtragem de áudio utilizando estrutura de filtros IIR e FIR
Campus Fortaleza
Filtragem de áudio utilizando estrutura de filtros IIR e
FIR
Curso:
Engenharia de Telecomunicações
Disciplina:
Filtros digitais
Professor:
Ricardo Rodrigues
Autores do Trabalho:
Leandro
Fortaleza, dezembro de 2013
1 - INTRODUÇÃO
Os sinais estão presentes no nosso cotidiano. Por exemplo, comunicação verbal que se desenvolvem através do uso de sinais de fala. Estes sinais são de fundamental importância para uma boa compreensão da comunicação. Pensando nisso, a filtragem digital de áudio desempenha um importante papel para comunicação mundial, pois atualmente grande parte das transmissões são digitais.
Neste relatórios abordará o tema de filtragem digital e mostrará um exemplo deste no tratamento digital de áudio com o auxílio do software MALAB.
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nesta seção iremos abordar de forma sucinta e suficiente alguns conceitos explorados para a execução do trabalho. Na seção 2.1 explora alguns conceitos sobre filtragem digital e suas possíveis aplicações, em seguida, na seção 2.2, são discutidas duas das principais estruturas de implementação de filtros digitais, filtros IIR e FIR. E finalmente, na seção 2.3, são expostos alguns aspectos sobre tratamento digital de áudio.
2.1 – FILTRAGEM DIGITAL E APLICAÇÕES
Sistemas práticos estão sujeitos a ruídos e perturbações aleatórias proveniente de diversas fontes que podem comprometer o funcionamento adequado de uma determinada aplicação. Para amenizar o problema causado por essas interferências, é comum a utilização de filtros, a fim de eliminar o sinal interferente do sinal desejado.
Filtros são dispositivos sensíveis a frequência, no qual, permite a passagem de sinais em determinadas faixas de freqüências, de acordo com o projeto. Quanto à tecnologia empregada na implementação de um filtro, eles podem ser classificados em digitais e analógicos. Filtros digitais se caracterizam por utilizar componentes digitais como