Filpe
1.1. Projeto:
Define-se projeto como a associação harmoniosa de elementos, com a finalidade de atingir dois (2) objetivos, o funcional e o de ordem estrutural.
- Funcional: o projeto deve prever todas as áreas e espaços necessários de tal modo que se atinja os objetivos a que se destina.
- Ordem Estrutural: prever todos os elementos estruturais de tal modo que tenhamos um conjunto estático, ou seja, em equilíbrio.
1.2. Mecânica das Estruturas:
A mecânica da estruturas visa estudar os efeitos produzidos pelos esforços sobre uma estrutura e determinar as condições que a estrutura deve satisfazer a fim de resistir a estes esforços.
Estrutura: é o conjunto dos elementos resistentes de uma construção. Tais elementos podem ser: estacas, blocos, sapatas, colarinhos, vigas baldrame, vigas de equilíbrio, pilares, vigas, lajes, arcos, cabos, tirantes, abóbadas, casca, etc.
1.3. Classificação dos Esforços:
EXTERNOS
Ativos (cargas)
ESFORÇOS
Reativos (reações de apoio)
INTERNOS
Solicitantes
Esforço Normal(N): Tração e compressão
Esforço cortante [Q]
Momento fletor [Mf]
Momento torçor [Mt]
Resistentes
Tensão normal [s] : tração e Compressão
Tensão de cisalhamento [t]
1.4. Classificação das Estruturas:
A) Sob o ponto de vista da composição da estrutura e da maneira como os esforços externos às solicitam, as estruturas podem ser classificadas em lineares, superficiais e volumétricas.
a) Estruturas lineares: existe a predominância de uma dimensão sobre as outras duas dimensões. Podem ser planas e não planas. -Planas: são aquelas estruturas em que se situam no mesmo plano do seu carregamento externo ou esforços solicitantes (internos), em outras palavras, estruturas e esforços externos se encontram no mesmo plano: p.e.: vigas,