Filosofos
NÁGILA DOS SANTOS NASCIMENTO
Amontada CE
2013
NÁGILA DOS SANTOS NASCIMENTO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Filosofia, no Curso de História, no Instituto de Estudos e Desenvolvimento Humano.
Prof. Joana Elisa
Amontada CE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................... 4
2. DESENVOLVIMENTO............................................................................. 5
3. CONCLUSÃO......................................................................................... 7
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................... 8
1. INTRODUÇÃO
A história como autorrealização. Era assim a perspectiva que o filósofo alemão Hegel tinha do andamento da humanidade. Para ele, a história caminha dentro de um progresso inevitável, num processo dialético em que o objetivo é a descoberta do sentido da vida. O núcleo do pensamento hegeliano, o método dialético, seria décadas após a morte de seu criador utilizado por Karl Marx para fundamentar sua utopia comunista.·.
Hegel viveu numa das épocas mais transformadoras do mundo. A Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial construíram o cenário sobre o qual sua vida se passou. Sua filosofia baseada na dialética permitiu a ele guinadas radicais em seus pensamentos políticos. Quando jovem viu com satisfação a Revolução Francesa e seus desdobramentos como prova de que o andamento da história operava de acordo com o método dialético que preconizou. Na velhice, elogiou o arquiconservador estado prussiano.
4
2. DESENVOLVIMENTO
Vida e obra de personalidades.
Hegel – Filósofo
Filósofo e ideólogo alemão nascido em Stuttgart, Württemberg, um dos mais