Filosofos gregos
Nasceu em Mileto em 585 A.C., e morreu em 524 A.C . Foi um filósofo pré-socrático do Período Arcaico, ativo na segunda metade do século VI A.C.. Foi um dos três filósofos da escola Milésia, é identificado como estudante de Anaximandro.
Anaxímenes afirmava ser o ar o seu substância primária, a partir da qual todas as outras coisas eram feitas. Enquanto a escolha de ar possa parecer arbitrária, ele baseou as suas conclusões em fenômenos observáveis na natureza, como a rarefação e a condensação. Quando o ar condensa, torna-se visível, como o nevoeiro e depois a chuva e outras formas de precipitação, e enquanto o ar arrefece, Anaxímenes supunha que se formaria terra e posteriormente pedra. Em contraste, a água evapora em ar, que posteriormente por ignição produz chamas quando mais rarefeito.
As principais ideias desse filósofo grego são de que, o ar é a substancia primaria e não a água e o apeíron como seus predecessores, Tales de Mileto e Anaximandro, ele também usou a sua teoria do ar para desenvolver um esquema que explicasse as origens de natureza da terra e dos corpos celestes ao seu redor.
Pitágoras
Pitágoras nasceu na ilha de Samos no ano de 582 A.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 497 A.C. O filosofo e matemático acredita que é o número (sinônimo de harmonia) era considerado por ele como essência das coisas - é constituído então da soma de pares e ímpares, noções opostas (limitado e ilimitado) respectivamente números pares e ímpares expressando as relações que se encontram em permanente processo de mutação.
As principais ideias empregados por Pitágoras são:
1. - Em primeiro lugar, e acima de tudo, estava a crença de Pitágoras na existência da alma. Ele também acreditava na transmigração das almas dos indivíduos, mesmo entre diferentes espécies. Esta transmigração poderia ocorrer em seres mais ou menos evoluídos. Se um indivíduo tivesse uma vida virtuosa, o seu espírito poderia inclusive se libertar da carne, isto é,