Filosofos da computação
Biografia.
Nascida em 10 de dezembro de 1985, em Londres, foi batizada com o nome Augusta Ada King. Filha do famoso poeta Lord Byron e Anne Asabelle Milbanke, que ensinou Ada a apreciar a matemática desde menina.
Aos 17 anos, conheceu Charles Babbage e sua máquina analílica, uma calculadora mecânica programável. Durante um período de 9 meses entre os anos de 1842 e 1843, Ada Lovelace criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli a partir de anotações de um matemático italiano e das notas do próprio Charles, Ada acabou produzindo uma série de instruções para a máquina de Babbage, introduzindo conceitos que hoje são bastante comuns para os programadores e profissionais de tecnologia de informação. Sua contribuição é controversa, mas não resta dúvida de que ela entendeu a máquina e foi capaz de ampliar sua aplicabilidade, partindo dos estudos prévios de outros autores.
Aos 20 anos casou-se e assumiu o nome do marido e também o título de condessa, tornando-se Condessa de Lovelace.
Ada Lovelace entrou para a história como a primeira mulher programadora.
Em 1980, o Departamento de Defesa dos EUA registrou a linguagem de programação ADA, em sua homenagem
Aos 36 anos Ada faleceu precocemente de câncer no útero deixando três filhos.
Em 1953, a máquina analítica de Babbage foi redescoberta e seu projeto e as notas de Ada entraram para história como o primeiro computado e software respectivamente.
(Sydney Paula escreveu e desenhou uma história em quadrinhos curta e fantástica para o Ada Lovelace Day